ORTA SAN GIULIO

On Buenno’s definitive return, we couldn’t start with a travel article from somewhere other than Orta San Giulio. A special place for us for many reasons, not so well known by foreign tourists, but worth visiting.

Orta San Giulio is a medieval town in northern Italy, a municipality in the province of Novara in Piedmont, about 1 hour’s drive from Milan and on the edge of Lake D’Orta, with a central island known as Isola D’Orta or San Giulio Island which houses the Mater Ecclesiae Monastery and the Basilica of San Giulio which has existed for sixteen or seventeen centuries. Despite being a small city, with around 1200 inhabitants, Orta offers all the romanticism and historical landmarks that enchant Italian cities.

Legend has it that Isola D’Orta on Lake Orta was founded by San Giulio, a 4th century bishop. The story goes that Giulio was sent to the area by the Roman emperor to convert the local population to Christianity. Giulio initially encountered resistance, but eventually managed to persuade the people to convert by performing miracles and preaching the gospel. In one famous episode, Giulio is said to have banished a dragon that was terrorizing the city, earning the gratitude of the people and the nickname “Dragon Slayer”. The island was named San Giulio and is now a popular pilgrimage site for Catholics.

PLACES TO GO IN ORTA

ILHA DI SAN GIULIO

O Lago D’Orta tem uma área de cerca de 11 quilômetros quadrados e é conhecido por suas águas cristalinas, cenário pitoresco e perfeito para quem vem desfrutar das muitas atividades recreativas do lago, como natação, passeios de barco e caminhadas. Os visitantes podem chegar à ilha de barco a partir da orla da cidade, e é um destino popular para os interessados em explorar a história e a cultura local.

PIAZZA MOTTA

O coração da cidade, a praça central de Orta com vista para a Ilha de San Giulio. Além de restaurantes, bares, e o famoso Palazzo della Comunità construído em 1582, de lá você consegue pegar o barco para ir para a Ilha. Durante a primavera e verão é possível comer em algum dos restaurantes/bares com mesas na área externa, o local é cheio de charme e muitos prédios com obras em afrescos.

SACRO MONTE

Sacro Monte di San Francesco d’Orta San Giulio é um local de peregrinação e adoração que em 21 capelas e mais de 300 esculturas em terracota contam a história de São Francisco de Assis. Em 2003, o Sacro Monte de Orta foi inserido pela UNESCO na Lista do Património Mundial devido sua importância histórica.

RESTAURANTES EM ORTA SAN GIULIO

A culinária italiana fala por si só, amamos, e Orta apesar de ser uma cidade pequena abriga alguns restaurantes que você precisa que conhecer!

VILLA CRESPI

O Villa Crespi é um famoso restaurante e hotel 5 estrelas localizado em Orta San Giulio, comandado pelo Chef 2 estrelas Michelin Antonino Cannavacciuolo, considerado um dos chefs mais talentosos e respeitados da Itália, Cannavacciuolo também é o apresentador do programa de culinária italiana “Cucine da Incubo”, baseado no programa americano “Kitchen Nightmares”. A villa foi construída no século XIX pelo arquiteto Carlo Cantoni e é conhecida pelo seu estilo arquitetônico neo-gótico e neoislâmico.

LOCANDA DI ORTA

Outro restaurante estrela Michelin localizado em Orta que merece ser visitado é o Locanda Di Orta, localizado no centro histórico e num encantador edifício do século XIX, oferece um ambiente caloroso e acolhedor para os hóspedes, incluindo uma sala de jantar privativa com apenas uma mesa para 2 pessoas. Comandado pelo jovem Chef Andrea Monesi, com um cardápio que combina peixes e frutos do mar com carnes de primeira qualidade da região, as receitas são personalizadas e muitas vezes preparadas com sabores e texturas contrastantes.

Ristorante San Rocco, é um tradicional restaurante de Orta que oferece uma variedade de especialidades locais e regionais. O restaurante tem um ambiente aconchegante e um terraço com vista para o lago.

COMO CHEGAR EM ORTA SAN GIULIO

Carro: Demora cerca de 1 hora de Milão e é a forma mais aconselhável para conseguir ter um acesso mais fácil aos diversos pontos da cidade já que lá não se encontra Uber e táxi precisa ser marcado com antecedência.

Trem: Com destino para a estação Omegna-Orta San Giulio, que fica a cerca de 10 minutos a pé do centro da cidade, ele tem horários fixos e o último que sai da cidade de volta para Milão costuma ser perto das 19 horas.